MED-EL_RGB_Red_LabelRight

Como tratar a Surdez em Bebês e Crianças

Descubra como as soluções auditivas da MED-EL podem transformar a vida de bebês e crianças com surdez. Entre em contato, gratuitamente, e fale com nossa fonoaudióloga especialista, que irá tirar suas dúvidas, analisar o caso e fornecer as orientações que precisa.

Como tratar a Surdez em Bebês e Crianças​

Descubra como as soluções auditivas da MED-EL podem transformar a vida de bebês e crianças com surdez. Entre em contato, gratuitamente, e fale com nossa fonoaudióloga especialista, que irá tirar suas dúvidas, analisar o caso e fornecer as orientações que precisa.

Como identificar a perda auditiva em bebês e crianças?

Se você notar algum desses sinais, procure um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação auditiva. Quanto mais cedo a surdez congênita for diagnosticada e tratada, melhores serão os resultados para o desenvolvimento da criança.

Alguns dos principais sinais de alerta são:

Principais causas de perda auditiva em bebês e crianças

A surdez congênita pode ser difícil de ser percebida pelos pais ou cuidadores, especialmente se a perda auditiva for parcial ou afetar apenas um dos ouvidos. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais que podem indicar uma possível deficiência auditiva em bebês e crianças.

Em recém-nascidos:
  • Infecção congênita por citomegalovírus (CMV)
  • Defeitos genéticos (veja Síndromes Genéticas abaixo)
  • Fatores de risco como baixo peso ao nascer
  • Infecção pré-natal
  • Hiperbilirrubinemia
  • Uso de medicamentos ototóxicos
Em bebês e crianças:
  • Acúmulo de cerume
  • Efusão na orelha média (incluindo otite média)
  • Tímpano perfurado
  • Danos no ouvido interno ou nas vias nervosas por infecções
  • Ruídos intensos
  • Tumores auditivos ou envelhecimento

Síndromes Genéticas que podem causar perda auditiva

Síndrome de Usher

É uma síndrome que afeta a audição e a visão. Ela é causada por mutações em vários genes que estão envolvidos na formação e na função das células ciliadas do ouvido interno e da retina. Existem três tipos principais de síndrome de Usher, que variam em gravidade e idade de início.

Síndrome de Waardenburg

É uma síndrome que afeta a pigmentação da pele, dos cabelos, dos olhos e da audição. Ela é causada por mutações em vários genes que estão envolvidos na migração e na diferenciação dos melanócitos, as células que produzem melanina. Existem quatro tipos principais de síndrome de Waardenburg, que variam em gravidade e características clínicas.

Síndrome de Pendred

É uma síndrome que afeta a tireoide e a audição. Ela é causada por mutações no gene SLC26A4, que codifica uma proteína transportadora de íons no ouvido interno e na tireoide. As pessoas com síndrome de Pendred podem ter bócio, perda auditiva neurossensorial severa a profunda, vertigem e malformação da cóclea.

Síndrome de Alport

É uma síndrome que afeta os rins, os olhos e a audição. Ela é causada por mutações em vários genes que codificam as cadeias alfa do colágeno tipo IV, uma proteína estrutural dos glomérulos renais, da cóclea e da lente ocular. As pessoas com síndrome de Alport podem ter insuficiência renal progressiva, perda auditiva neurossensorial moderada a severa e alterações oculares como catarata e lenticono.

Independentemente da causa ou nível da perda auditiva, é fundamental que ela seja diagnosticada e tratada o mais cedo possível. Quanto mais cedo o bebê ou a criança receber uma solução auditiva adequada, maiores serão as chances de desenvolver uma linguagem oral mais próxima da normalidade e ter um bom desempenho escolar e social.

Como tratar e reabilitar a perda auditiva em bebês e crianças

A surdez na infância não é uma sentença definitiva. Existem diferentes opções de tratamento que podem ajudar as pessoas com essa condição a recuperar a audição e a ter uma vida plena e feliz.

O tipo de tratamento depende do tipo e do grau da perda auditiva, da idade da criança, das suas necessidades e preferências.

Entre as diferentes opções de tratamento para a surdez em bebês e crianças, as soluções auditivas da MED-EL se destacam pela sua qualidade, segurança, inovação e confiabilidade a longo prazo.

Fale com a Especialista MED-EL e saiba quais as soluções auditivas mais indicadas para o seu caso.

Depoimentos de Pais e Pacientes MED-EL

As Soluções Auditivas da MED-EL são cobertas pelo Sistema SUS e os planos de saúde*

Os pacientes podem se qualificar para receber nossas soluções auditivas gratuitamente pelo Sistema SUS, ou através de seu plano de saúde. Para isso, é necessário que o paciente obtenha uma indicação através do seu médico otorrinolaringologista e a aprovação do SUS ou do convênio.

Especialista MED-EL: orientação e acompanhamento do paciente do início ao fim

Receber a orientação correta é essencial para que o paciente consiga obter a solução auditiva mais adequada de forma rápida e segura.

Para isso, nossa fonoaudióloga especialista MED-EL está pronta para atendê-lo e tirar suas dúvidas, além de orientá-lo em cada etapa o passo-a-passo do que precisa ser feito, desde os primeiros exames necessários, até a realização da cirurgia do implante.

Fale agora com nossa especialista MED-EL e saiba como se candidatar para receber nossas soluções auditivas!

Não deixe a surdez infantil prejudicar o futuro do seu filho. Fale agora com nossa fonoaudióloga especialista MED‑EL e descubra a melhor solução auditiva para ele.

Se preferir, clique no botão abaixo entre em contato via WhatsApp

Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 08:00 – 18:00

MED‑EL:
ajudamos o mundo a escutar a vida.

Ondas quebrando na praia. A letra de sua canção favorita. Um bebê falando pela primeira vez. O mundo está cheio de sons impressionantes. Por mais de trinta anos, ajudamos as pessoas a ouví-los.

Como a empresa líder em implantes auditivos, somos apaixonados pela ideia de levar os sons da vida, risos, entes queridos e música às pessoas com perda auditiva. É pelo que trabalhamos e no que cremos.

*Cobertura pelo SUS e pelo plano de saúde em todo território nacional e sujeita a alterações. Para ter a cobertura atual, consultar as instituições.

O conteúdo deste site é fornecido apenas a título de informação geral, não devendo ser tomado como conselho médico. Entre em contato com seu médico ou especialista da audição para se informar sobre o tipo de solução auditiva adequada às suas necessidades específicas.

Trataremos suas informações com o devido respeito. Para mais informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nossa Política de Privacidade.